A edição 2024 do Carnaval Internacional de Elvas realiza-se de 8 a 13 de Fevereiro e este ano conta com um rei e duas rainhas: Francisco Laranjeira, Cláudia Batuca e Raquel Trabuco.
A apresentação foi feita ao final da tarde desta quarta-feira, dia 17, no salão nobre dos Paços do Concelho, com a presença dos escolhidos, do presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, do vereador Cláudio Monteiro e da vice-presidente Anabela Cartas, assim como dos elementos dos grupos que vão “desfilar” nesta 26ª edição.
O presidente do Município explicou que a escolha recaiu sobre “três jovens que são emblema da nossa cidade”, com um palmarés, na área desportiva, invejável e que, de certeza, vão representar muito bem o espírito folião dos elvenses.
Para além disso, adiantou ainda que este ano vai participar também o Agrupamento de Escolas Nº3, no desfile infantil e, em termos de novidade, vão participar grupos carnavalescos de concelhos vizinhos, que este ano será o Alandroal.
O autarca entregou ainda, de forma simbólica, a chave da cidade, e nestes dias ficarão com a “responsabilidade” de gerir os destinos do concelho.
O vereador Cláudio Monteiro, agradeceu aos reis “que em boa hora aceitaram o convite”, acrescentando que esta escolha “reflete o trabalho, o empenho e a dedicação não só destes, como de todos os grupos que participam, já que sem eles o evento não teria o alcance que tem. Nesta edição participam 11 grupos com 10 carros alegóricos, num envolvimento de cerca de 3500 pessoas.
Quanto ao programa, para além do que já vem sendo habitual, com três grandes corsos e a participação de grupos, mascarados e comparsas espanholas, a gala coreográfica decorre na noite de sexta-feira, no coliseu e este ano, “para retomarmos uma tradição, vai decorrer no Centro de Recreio Popular da Boa-Fé, um baile de máscaras”.
Mais uma vez são esperados milhares de visitantes num evento que já faz parte da agenda da região e atrai multidões de concelho vizinhos e da Extremadura espanhola.