Localização

Elvas é um concelho localizado no sul do distrito de Portalegre, limitado pelo distrito de Évora e por Espanha, com 630 quilómetros quadrados de área, 25 mil habitantes e sete Freguesias.
Ainda que a sua geografia alentejana não engane, o concelho de Elvas tem dois excelentes planos de água, nas barragens do Caia e Alqueva. Por isso, as ocupações náuticas e a pesca são ofertas aliciantes, para além da caça.
O concelho é atravessado pela autoestrada A6, que faz a ligação entre Lisboa e Madrid, sendo este o principal acesso rodoviário. Porém, as ligações aos concelhos vizinhos (Campo Maior, Arronches, Monforte, Portalegre, Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal) são asseguradas por estradas com boas condições de circulação.

Cultura & Lazer

A cidade tem inúmeros equipamentos culturais, salientando-se o Coliseu Comendador Rondão Almeida (6500 lugares) e quatro museus de temáticas variadas: de Arte Contemporânea, Arte Sacra, Militar e Fotografia.
A monumentalidade de Elvas é muito valiosa: Aqueduto da Amoreira, fortes da Graça e de Santa Luzia, três fortins, muralhas seiscentistas, Castelo, igrejas e património militar edificado são os expoentes de uma visita turística aconselhável. A Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações foi classificada Património Mundial, pela UNESCO em 30 de junho de 2012.
Nesta área, a oferta turística do concelho é muito variada e de qualidade, quer no alojamento quer na restauração.

Hotéis                           Restaurantes

A restauração do concelho tem uma lotação de cinco mil pessoas sentadas à mesa, enquanto o hotelaria tem uma capacidade de mil camas.
A variada e saborosa gastronomia do Alentejo pode ser encontrada nos restaurantes do Concelho, mas também a presença de peixe e marisco frescos e de qualidade atraem inúmeros visitantes.