O Município de Elvas aprovou, por unanimidade submeter as candidaturas ao PRR – 1º Direito, de construção de 26 fogos nas Freguesias Rurais”, e da aquisição e reabilitação de 26 fogos no Centro Histórico e freguesias rurais.
Para além destas, os eleitos tomaram conhecimento das candidaturas ao PRR – 1º Direito , da “Reabilitação de 3 fogos – Rua do Tabolado n.º 6, Centro Histórico”, da “Reabilitação de 1 fogo – Beco de Santo António n.º 2, São Vicente”, da “Reabilitação de 2 fogos – Rua dos Escudeiros nº 5 e Rua Teotónio Pereira nº 5, Barbacena” e de “Aquisição e Reabilitação de 6 fogos no Centro Histórico e Freguesias Rurais”, num investimento superior a 3 milhões de euros, no âmbito da Estratégia Local de Habitação.
Os eleitos aprovaram as propostas de atribuição de Diploma de Mérito Municipal à Obra Santa Zita, e Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação, das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres.
Aprovada a proposta de normativo da Assembleia Municipal Juvenil de Elvas, com o voto contra da vereadora Tânia Rico.
Aprovada a abertura de procedimento para a empreitada de pavimentações 2024, de betuminosos, na ordem dos dois milhões de euros para levar a cabo ainda este ano nas vias devidamente sinalizadas.
Na área social foram aprovadas as propostas realização do Festival de Idade de Ouro e viagens para idosos, por maioria, com o voto contra da vereadora Tânia Rico, que decorrerá em todas as freguesias ao longo do mês de junho; a realização do Programa OMTL de Curta Duração, das Férias Ativas, e da XXXII Feira Escolar, que se realiza nos dias 29, 30 e 31 de maio e 1 de junho, no Jardim Municipal de Elvas. Aprovada a atribuição de Habitação Social – Situação de Emergência, de dois apoios económicos, assim como a parceria entre o Município e o Agrupamento de Escolas n. 1 de Elvas, no âmbito do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
O executivo aprovou a delegação de Competências da Câmara no Senhor Presidente – Simplex Urbanístico.
Aprovada a realização do Mercado de Velharias da Praça da República, dias 28 e 29 de março.
Os eleitos aprovaram dar apoio logístico para as gravações da nova série da RTP, “Daqui houve resistência”.
A proposta de mecenato ao Projeto FARRA – A Festa da Arte em Rede da Região Alentejo, do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, por parte da Fundação Millennium BCP, foi aprovada por unanimidade.
Aprovadas as seguintes cedências:
– de transporte ao Coral Públia Hortência de Castro,
– de transporte para o Rugby de Elvas,
– Cineteatro Municipal ao Colégio Luso-Britânico de Elvas,
– Cineteatro para a realização do espetáculo de stand up Comedy, “Humor a Roçar no Negro”.
Atribuídos apoios ao Movimento Associação Animal, Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente, Sociedade Columbófila de Elvas, Associação Barbaris BTT, APPACDM de Elvas, Gota D´Arte e APQAL – Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo.