O executivo municipal aprovou esta quarta-feira, dia 28, a proposta para a concessão do Estádio de Futebol “Domingos Patalino”, por maioria, com a abstenção da vereadora Tânia Rico, pelo período da duração da concessão do equipamento, que será de 30 anos.

Os eleitos aprovaram a proposta, assim como o programa de concurso a ser lançado, que inclui para além do valor a ser pago ao Município, um conjunto de investimentos que ficarão a cargo do concessionário, segundo projeto que os concorrentes terão que apresentar. A proposta segue agora para aprovação na Assembleia Municipal.

O presidente da Câmara fez uma breve apresentação da proposta, que adiantou ser “muito importante para a cidade e para o desporto”, adiantando que se trata de uma “prática de boa gestão financeira”.

A programação da edição 2024 do Festival Sete Sois Sete Luas foi aprovada, e irá decorrer de 10 a 20 de julho, nos moldes de anos anteriores, contemplando os laboratórios de gastronomia e concertos de “músicas da revolução” e de tradição galega.

Aprovado a proposta de Transferência de Património ao abrigo do n.º 10 do art.º 6º da Lei 82/2023 de 29 de dezembro, do imóvel da Segurança Social, onde se encontra instalado o Campo de Futebol Picão Caldeira, um polidesportivo e espaço adjacente, para o património municipal.

Aprovadas a proposta de apoio económico e a proposta de parceria no âmbito do programa Ubuntu, que será desenvolvido nos Agrupamentos Nº 2 e 3 de Elvas.

O executivo aprovou a assinatura de minuta de acordo de parceria entre o Município e o Plano Nacional de Leitura 2027, no âmbito do Plano Nacional de Leitura.

Aprovada a abertura de candidaturas ao Programa de Hortas Comunitárias no Município de Elvas, uma vez que se encontram disponíveis seis talhões para o efeito.

Os eleitos aprovaram quatro propostas na área do trânsito.

Deliberado aprovar as cedências seguintes:
– de material logístico ao Município de Borba,
– do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço aos Bombeiros Voluntários de Elvas (ratificada),
– do comboio turístico ao Rugby Clube de Elvas,
– do Auditório São Mateus para a palestra, “Desporto no Feminino: Passado, Presente e Futuro”, a realizar pela ESAE
– da sala de exposições temporárias do MAEE para realização da 3ª reunião de Governadoria do Lions Clube Elvas Baluarte (ratificada),
– de transporte para “O Elvas” CAD (ratificada).

Atribuídos apoios à SIR, Associação da Juventude Adventista – Núcleo 75 de Elvas, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas e Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes (logístico).