As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade estão de regresso, entre 20 e 29 de setembro, no Parque da Piedade, contando com uma dimensão religiosa e profana.
O Município de Elvas, integrado no programa dos festejos, organiza a Expo São Mateus, que este ano promete muita animação para todas as idades e assinala os 450 anos da Feira de São Mateus.
O programa de animação conta este ano com os cabeças de cartaz, no Palco São Mateus, David Antunes + Midnight Band + Herman José (convidado) (20); Nininho Vaz Maia (21), Espetáculo Infantil “Masha e o Urso” e “Miraculous” (22), Fernando Daniel (26), Soraia Ramos (27) e Resistência (28). Pelo palco, a abrir os concertos vão estar: Jorge Goes (20), Rumo ao Sul (21), Soversion (26), Chocko (27) e Fado Luz (28). Os concertos iniciam-se pelas 22h00, à exceção do dia 22, domingo, que tem início pelas 18h00.
A prata da casa vai estar em destaque no Palco da Praça da Feira, a partir das 21h00, todos os dias, com os concertos de Voz Amiga da Terrugem (20); Xumbo Torto (21); Duo Hélio & Eurico (22), Noite de Fados com artistas elvenses (23); Jorge e Célia (24); Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa e Roncas D’Elvas (25), AR Musical (26). Atuam ainda neste palco a Brigada 14 de Janeiro (27), Moura Encantada (28) e João Carlos Tocha (29), este último tem início às 16h00.
Em termos de áreas de lazer o espaço vai contar, novamente, com três áreas: a zona empresarial e de exposição (Praça da Feira), uma zona de gastronomia (restaurantes, street food e meeting point) e zona lúdica e cultural (espetáculos). Todos os espetáculos têm entrada gratuita.
A animação acontece também fora do palco com a participação de duas bandas musicais, a Bandalheira Street e Charanga Zuluband.
A apresentação decorreu na manhã desta terça-feira, dia 20, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do executivo municipal, tendo o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, sublinhado que este é um “programa a pensar desde os mais novos à idade de ouro”.
A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e a maior a sul do Tejo. O programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, das quais o destaque vai para a enorme Procissão dos Pendões, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Coelho, no dia 20, e que é uma das maiores manifestações religiosas do país, atingindo, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão.
A junção da parte religiosa e do profano, numa tradição de centenas de anos, fazem destas festividades um ponto de encontro de famílias, assim como de visitantes de todas as idades, atraindo milhares de pessoas dos concelhos em redor, e da vizinha Extremadura espanhola, vindo famílias até de Madrid.