Escritores de Elvas

A Entidade Regional de Turismo Alentejo-Ribatejo propôs aos municípios da sua área territorial a criação de uma Rede de Turismo Literário e a apresentação por parte de cada município de uma candidatura ao programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior em que fosse trabalhado este novo segmento turístico – Turismo Literário.  O Município de Elvas aderiu à Rede de Turismo Literário do Alentejo e do Ribatejo a 26 de março de 2020 e a candidatura «Turismo Literário de Elvas – Chave do Reino» que apresentou ao programa Valorizar foi aprovada e assinado o contrato de financiamento a 29 de setembro de 2020. O projeto «Turismo Literário de Elvas – Chave do Reino» foi criado e desenvolvido pelos serviços da Biblioteca Municipal de Elvas.

O Turismo Literário de Elvas – Chave do Reino, consubstancia-se na criação de três Rotas de Escritores e Obras Literárias (Rota de Escritor – António Sardinha; Rota de Obra Literária – A CRUZ DO CORCOVADO de Camilo Castelo Branco; Rota de Obra Literária – O HISSOPE de António Dinis da Cruz e Silva) implementadas no concelho de Elvas. Estes roteiros literários irão refletir no seu percurso e paisagem o Integralismo Lusitano e neorromantismo de António Sardinha, o romantismo de um dos maiores vultos da literatura portuguesa Camilo Castelo Branco e o neoclassicismo do fundador da Arcádia Lusitana – António Dinis da Cruz e Silva.

Um dos vetores da promoção da cultura literária e do turismo literário em Elvas, passa pela divulgação dos escritores de Elvas. Deste modo este ano a autarquia promove a iniciativa “Escritores de Elvas – Turismo Literário de Elvas – Chave do Reino” com vídeos de 9 autores que publicaram obras em 2021 e 2022 na área da literatura e o vídeo “Rotas Literárias” o qual é um percurso pela vida e obra dos autores e suas obras através da visita “in loco” das Rotas..

A promoção, divulgação e marketing destes Roteiros exercem-se em várias esferas que visam a execução pontual de atividades à volta das mesmas,  sendo disso exemplo, os vídeos promocionais das Rotas, em que os Escritores de Elvas divulgam as suas obras e são eles próprios embaixadores das Rotas e no futuro, poderem eles próprios personificarem uma rota de obra literária.

Esta iniciativa vai na “segunda volta”, pois em 2020 promoveram-se 10 autores que publicaram obras em 2019 e 2020  na área da literatura.

2021 / 2022

Fátima Cayola
“Viagem ao meu “Eu”” (2022)

Joaquim Santos
“Os Gémeos e a Arca do Tempo – Um Encontro Acidental” (2021)

Claudina Brito
A Herdade da Julinha

Escritores de Elvas
Turismo Literário

Carmen Ezequiel
“AHAM (eu sou)” (2022)

Cátia Terrinca
“TOCA” (2021)

Ethel d’Assa Castel Branco 
Vidas de Espuma

João Coelho
“O Kappa Negra” (2021)

Isabel Figueiras
“Ao Sabor da Poesia” (2021)

Maria José Rijo 
Homenagem

2019 / 2020

Nuno Franco Pires
“Um dia a aldeia acabou” (2020)

Luísa Currito
“A chave do destino” (2019)

José Martins
“A maldição está de volta” (2019)

José-António Chocolate
“A voz das palavras” (2020)

Alda Palmeiro e Maria Sequeira
“Os dois mundos de Rafaela” (2019)

Graça Foles Amiguinho
“Não te disse adeus” (2020)

António João Brinquete
“Versos às escondidas” (2019)

Higino Maroto
“Barbacena, meu amor” (2019)

Risoleta Pedro
“A vontade de Alão” (2019)

Pedro Inocêncio
“A princesa do Índico” (2019)