Colégio Jesuíta

Rua dos Apóstolos nº 1
7350 Elvas

O Colégio Jesuíta da cidade de Elvas começou a ser construído em meados do séc. XVII, sendo inaugurado a 17 de Agosto de 1692. No entanto, a história do local é muito mais antiga.

No local do Colégio Jesuíta existiu, desde 1282 uma igreja, denominada de Santiago, que tinha a si anexo o denominado Hospital dos Romeiros. Esta ermida foi doada em 1659 por D. Afonso VI aos jesuítas para aí fazerem o seu colégio, depois da doação feita por D. Aldonça da Mota, no seu testamento, em 1599. Apesar da traça estar há muito desenhada pelo padre Bartolomeu Duarte, em 1718 o edifício do colégio ainda se encontrava em obras. O priorado da igreja foi doado à Casa de Bragança, que ali instituiu uma comenda constituída por um reitor, um cura e seis beneficiados.

Em 1770, depois da expulsão dos jesuítas, alguns dos bens que possuíam em Elvas foram vendidos por arrematação, dando um lucro total de 17:810$882 reis; e outros doados à Universidade. O local do Colégio Jesuíta foi convertido em sede do Seminário Episcopal.

O edifício do Colégio Jesuíta albergou a Escola Primária Superior Dr. Santa Clara, a Escola Primária António Tomás Pires, o Colégio Elvense, a Escola Industrial e Comercial e, finalmente, o liceu da cidade. Desde 1880 alberga a Biblioteca Municipal de Elvas.

A igreja do Colégio é uma igreja salão com uma típica arquitetura jesuíta do séc. XVII. O interior é formado por uma única nave com uma capela-mor, dois altares colaterais e quatro capelas no corpo da igreja. A capela-mor é completamente forrada a talha dourada. Merece ainda destaque uma pintura sobre o arco triunfal, representando uma “árvore da vida” com os principais santos da companhia. Na fachada do Colégio, é de grande destaque o alpendre, com cobertura azulejada, que data de 1716.

Temporariamente encerrado.

Horário

De segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00

Contactos

+351 268 009 660