Hospital Militar – Convento de São João de Deus

Largo de São João de Deus, nº 1
7350 Elvas

O convento de São João de Deus foi construído em Elvas em 1645 (o primeiro da sua ordem em Portugal), servindo de Hospital Militar.

Em finais de 1641 D. João IV ordenou a construção de hospitais militares nas principais praças do país, entre as quais Elvas, onde os enfermos militares foram socorridos pelos religiosos da Ordem de S. João de Deus, ocupando o Hospital Militar parte do convento destes frades hospitalários.

O edifício foi principiado em 1642 e em 1653 foi ampliado para a construção da Vedoria Geral, no entanto foi sempre pequeno para a quantidade de feridos e doentes que auxiliava. Em 1659, ano da Batalha das Linhas de Elvas o hospital contava com 10 religiosos que podiam atender 350 doentes. 

O Hospital Militar, onde foi estabelecida, no século XVIII, uma aula de cirurgia e anatomia para os estudantes de cirurgia dos Corpos da Província, existiu em Elvas até 1976, sendo depois o edifício deixado ao abandono até que em 2004 entrou em fase de reabilitação para ali ser construído o Hotel São João de Deus.

A igreja do convento, um templo muito simples e já fechado ao culto, foi construída junto a uma das torres da muralha fernandina que por lá ainda podemos notar.

Contactos