A Câmara Municipal de Elvas aprovou esta quarta-feira, dia 28, as normas de funcionamento da Feira Escolar do Concelho de Elvas, para definir regras para a realização deste certame que se realiza anualmente e conta com a participação de agrupamentos de escolas, associações e coletividades elvenses.
No âmbito dos atos praticados pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, que foram dados a conhecer, destaque para a adjudicação da empreitada de reabilitação de passagem hidráulica do Lagar dos Frades, que contempla uma ponte para atravessamento e a semaforização da via, para evitar constrangimentos de circulação rodoviária. E da empreitada de reabilitação de casas no Centro Histórico de Elvas, 3ª Fase.
O presidente adiantou ainda que se encontram a decorrer atualmente 40 empreitadas no concelho, a sua grande maioria pagas apenas pelo orçamento do Município, sem apoios do Estado ou Fundos Comunitários, que totalizam vários milhões de euros.
Os eleitos aprovaram também, na área social, a delegação de competências no âmbito das atividades de Enriquecimento Curricular 2024/2025 e a proposta de parceria do Projeto eGuard, a celebrar com a Guarda Nacional Republicana.
Aprovada a realização de trabalhos urgentes no âmbito da Proteção civil referentes a regularização de linhas de água naturais e pluviais com vista à proteção de pessoas e bens.
As propostas de comemoração da classificação como Monumento Nacional do Castelo de Elvas – Encerramento do Projeto Educativo Concelhio Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia, de comemoração do Dia Nacional dos Castelos, e de realização de passeios literários para a dinamização do Turismo Literário em Elvas, foram aprovadas.
Deliberadas várias cedências de equipamentos e infraestruturas municipais e atribuídos apoios à Comissão de Melhoramento de Elvas, Sociedade de Instrução e Recreio, e Sociedade Recreativa da Terrugem.
Todos os pontos foram aprovados por unanimidade, em reunião do executivo, realizada no Centro Cultural de Varche.
Após o final da reunião, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, apresentou os projetos para esta freguesia, tendo mostrado o projeto do Centro de Dia a instalar na Aldeia da Cruz, e o investimento na habitação, com a obra de construção de 60 fogos na Quinta dos Arcos, para arrendamento acessível.