A Câmara Municipal de Elvas aprovou esta quinta-feira, dia 29, em sessão do executivo realizada em Vila Boim, a abertura de concurso para a concessão e exploração da cafetaria e esplanada do Castelo e concessão, adaptação e exploração do Edifício do Paiol de Santa Bárbara, destinada a atividade de restauração e bebidas.

A sessão do executivo iniciou-se com um minuto de silêncio em memória da vereadora Paula Calado, a que se seguiu a tomada de posse da vereadora Tânia Rico, tendo o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, referido que não lhe vão ser atribuídos pelouros, para que possa continuar a realizar o seu trabalho enquanto técnica do Município e que os pelouros que se encontravam a ser administrados pela vereadora Paula Calado, foram distribuídos à vereadora Vitória Branco.

O executivo aprovou o acordo prévio para competências dos órgãos das entidades intermunicipais no âmbito da Ação Social, assim como a proposta de Apoio Económico do SAAS. Os eleitos aprovaram a receção de candidaturas do OMTL de Curta Duração.

A proposta de parceria/ colaboração com o Grupo VITA – Grupo técnico de acompanhamento e prevenção de situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal, foi aprovada.

Os eleitos aprovaram a proposta de realização da Expo São Mateus 2023 e respetivas normas de participação, assim como a data da realização da Feira de São Mateus – 2023.

A proposta respeitante à Concessão do Quartel de Engenharia ou São João da Corujeira e Quartel do Comando Militar da Praça de Elvas, assim como a das instalações cedidas à Câmara Municipal de Elvas – Rua da Ajuda e Fonte Nova.

O programa das Noites de Verão e animação nas freguesias rurais foi aprovado, decorrendo nos meses de julho e agosto.

Aprovados os seguintes pontos disponibilização de corredor expositivo na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo para exposição de trabalhos escolares; passeio literário e conversa com os leitores sobre o livro “D. Filipe I- O Rei Maldito”, com a escritora Isabel Stilwell; pedido de apoio ao concerto do Coro e Orquestra da Universidade de Malmö, organizado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, que foi a ratificar, e o concurso escolar “Educar para o Património – Educar para a Paz”, atribuição de vouchers.
Aprovada a eliminação documental de documentação do Arquivo Intermédio Municipal da Divisão Socioeducativa e Casa da Cultura

A proposta de Formação de Treinadores de Judo em Elvas, foi a ratificar.

Os eleitos aprovaram as seguintes cedências:
– do Centro de Negócios Transfronteiriço para a 4ª edição da feira de atividades seniores de Elvas – ATIVAMENTE,
– do Coliseu Comendador Rondão Almeida para o evento Human Power On,
– da cozinha do Centro de Negócios Transfronteiriço ao Lar Júlio Alcântara Botelho,
– do Pavilhão Municipal Desportivo de Elvas da Escola da Boa-Fé à PSP de Elvas,
– do Pavilhão Desportivo da Boa Fé à Associação de Judo de Portalegre,

Atribuído apoio à Sociedade Recreativa de Vila Fernando.

Todos os pontos foram aprovados por maioria, com a abstenção da vereadora Tânia Rico.