O docente Hugo Porto apresentou a sua obra “Os Agentes do Serviço Musical das Catedrais de Elvas e Portalegre”, numa iniciativa em parceria da Câmara Municipal de Elvas e Direção Regional de Cultura do Alentejo.
A apresentação decorreu na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, tendo contado com a presença do autor, da vereadora da Câmara Municipal de Elvas, Vitória Branco, assim como da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.
A obra resulta da tese de doutoramento do autor, que refere que “Portalegre e Elvas são, certamente, duas das dioceses menos conhecidas e estudadas, dentro do conjunto dos bispados erigidos por D. João III. O recente processo de inventariação do acervo documental de diocese da Portalegre, e de uma parte do antigo arquivo da Sé de Elvas, constituiu uma oportunidade para o estudo e caracterização dos serviços musicais de ambas as catedrais. Com o presente trabalho pretende-se dar a conhecer as estruturas musicais fundamentais, assim como os recursos utilizados em todos os momentos do ritual, sem perder de vista a sua evolução ao longo do tempo”.
Comentários recentes