Em Elvas a Páscoa tem grande tradição. Desde os primórdios que no nosso concelho, nesta altura, se assistem a manifestações religiosas e pagãs que marcam esta data, como os convívios ao ar livre na Ajuda, na Barragem do Caia, ao Passar as Águas em Santa Eulália, o Rebolar o Vale na Terrugem ou a Romaria à Senhora da Lapa em Barbacena.

Para os católicos, este é um momento de reflexão e renascimento. A Semana Santa e a Páscoa, para os católicos em especial, são momentos grandes do calendário litúrgico anual, onde se recordam a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

As celebrações, no nosso concelho, para lá de procissões com muita tradição, contam com um conjunto de eventos realizados na Semana Santa e nos fins-de-semana anteriores, o Domingo de Páscoa é a oportunidade de grandes convívios com familiares e amigos. Tradições que este ano voltamos a poder concretizar.

Depois de dois anos algo difíceis, a diversos níveis, com o combate entre mãos à pandemia, a Páscoa de 2022 volta à normalidade, e por isso mesmo, quero deixar uma palavra de esperança para todos e desejar que, apesar do alívio das medidas, continuem a ter precauções e cautela.

Espero que, tal como mostra a simbologia deste tempo pascal, de morte e renascimento, também a nível familiar, económico e empresarial seja visível essa recuperação dos tempos mais difíceis.

Estamos atentos e tudo faremos para dar a mão a quem mais precisa, sempre com o objetivo de dinamizar o tecido económico e empresarial do concelho, o qual é para muitos elvenses fonte de sustento.

Comendador José António Rondão Almeida
(Presidente da Câmara Municipal de Elvas)