A Câmara Municipal de Elvas aprovou esta quarta-feira, na primeira sessão do executivo de 2024, a proposta de projeto expositivo para o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, intitulado “Sempre e Nunca Mais”, com obras da coleção António Cachola.

A mostra irá ter curadoria de Ana Cristina Cachola e vai ser inaugurada a 3 de fevereiro, estando integrada no programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Portugal.

Aprovado colocar em consulta pública o Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Urbanos (PAPERSU) do Município de Elvas e integrar o Procedimento conjunto para a elaboração dos Planos Municipais de ação climática, no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

Na área social foram aprovadas a proposta de apoio económico, a proposta de habitação social para situação de emergência social, proposta de habitação social para pagamento de dívida de forma faseada e o pagamento de refeições escolares de forma faseada.

A proposta de realização do evento nacional Portugal a Dançar foi aprovada.

Aprovadas ainda as propostas de comemoração da semana e dias mundiais alusivos à leitura, o prolongamento da Feira do Livro Solidária na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, até final de janeiro, bem como a apresentação do livro “Poemas Breves”, de Higino Maroto, também na Biblioteca, este sábado, pelas 17h30.

A realização da 30ª Corrida e da 18ª Caminhada das Linhas de Elvas foi aprovada pelos eleitos.

Aprovadas as cedências seguintes:
– do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas para as XVI Jornadas Transfronteiriças de Medicina Interna de Elvas,
– do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas ao Clube Elvense de Natação,
– do Cine-Teatro Municipal para espetáculo de stand up comedy “Aguenta ao Vivo”,

Aprovados os fundos de maneio da Educação, CPCJ, DFD e DOM.