Ao tomar conhecimento da morte do antigo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Joaquim Lourenço Ventura Trindade, em nome da Câmara Municipal de Elvas, escrevi e assino este voto de pesar em honra à vida e à memória do autarca.
Decreto também os dias 16 e 17 de Abril de 2022 , como dias de luto Municipal, expressando o meus mais profundo e sentido pesar pelo triste acontecimento, em nome do executivo.
Ao apresentar sentidos pêsames à família, a Câmara Municipal recorda o trabalho de Joaquim Ventura Trindade, de 88 anos, natural de Elvas.
Foi eleito presidente da Câmara Municipal de Elvas para o triénio 1908-1982, pela AD – Aliança Democrática (coligação PPD/PSD, CDS e PPM).
O ex-autarca fez parte do I Governo Constitucional, liderado por Mário Soares entre 1976 e 1978, tendo desempenhado funções no Ministério da Agricultura e Pescas, como assessor no Gabinete do Secretário de Estado da Estruturação Agrária.
Para além de ter feito parte da Comissão Política Nacional do PPD – Partido Popular Democrático, foi membro do Conselho de Fiscalização no 1º Congresso do partido, em Novembro de 1974.
E, em Outubro de 1980, foi nomeado para o Conselho Distrital de Portalegre, por resolução do Gabinete do Primeiro-Ministro, Diogo Freitas do Amaral.
Depois de deixar a vida política, Joaquim Ventura Trindade, continuou a desenvolver atividades públicas, na área social e religiosa, tendo também colaborado com diversos órgãos de comunicação social, onde abordava temas da atualidade.
Comentários recentes