O executivo municipal aprovou esta quarta-feira, dia 14, os projetos de arquitetura para a Requalificação da Escola EB 1.2.3 de Vila Boim, e Escola EB 2.3 da Boa-Fé.
Os dois estabelecimentos de ensino integram o mapa de escolas prioritárias a reabilitar, realizado pelo Governo recorrendo a financiamento no âmbito do PRR, e encontram-se a necessitar de obras de fundo.
O Município aprovou a colaboração com o Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública para o programa de comemorações do 145.º aniversário do Comando Distrital da PSP, em Elvas.
Aprovado a abertura de procedimento concursal para atribuição de uma habitação municipal em regime de arrendamento apoiado, de tipologia T2, em Barbacena. Aprovadas ainda as duas propostas do SAAS, de apoio económico.
O protocolo de acordo com a Fábrica da Paróquia do Salvador foi aprovado.
O executivo aprovou a proposta de alteração do Loteamento Municipal de Santa Eulália, do estudo prévio de alteração do Loteamento Municipal na Terrugem (Herdade de Santo António) e do Loteamento Municipal de Vila Fernando, e abertura do período de discussão pública de 15 dias
Aprovada a realização do XL Meeting Internacional Cidade de Elvas de Natação, nas piscinas municipais ao ar livre de Elvas.
Os eleitos aprovaram a apresentação do livro “Um Corpo sob o Pó”, vencedor em 2022 do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa, da autoria de Fernando Fitas, na Biblioteca Municipal de Elvas, assim como do livro “O Bom Combate”, da autoria de Carlos Aurélio, no mesmo local e do livro “Badajoz, 50 histórias de nuestra história”, de Jesús Bartolomé, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas.
Aprovada a proposta de projeto expositivo: “Contravisões. A fotografia na Coleção António Cachola. Parte II. Curadoria de Sérgio Mah”, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas.
O programa de comemorações do 11º aniversário da classificação da “Cidade – Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações” como Património da Humanidade foi aprovado pelos eleitos, decorrendo a 30 de junho e 1 de julho, na Praça da República.
Aprovada a realização da exposição “João Pires/ 50 Anos de Fotografia”, na sala de exposições temporárias do Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, António Tomás Pires.
Aprovadas as 13 propostas da reunião da Comissão Municipal de Trânsito.
Os eleitos deliberaram aprovar as seguintes cedências:
– do Centro de Negócios Transfronteiriço à Associação de Desporto Gímnicos ISEKAIS, a ratificar;
– do Centro de Negócios Transfronteiriço para o evento desportivo “Mundialito 23”, a ratificar;
– do Cineteatro Municipal à Arkus – Associação Juvenil para ensaios;
– do Cineteatro Municipal à Creche “Os Pupilos” – Associação Pedagógica Aqueduto;
– de cedência de transporte para a Associação Carvalha;
– da Casa da História Judaica para a apresentação do evento “Fotos Icónicas”, de Sérgio Conceição, no dia 27 de maio – a ratificar;
– de apoio logístico ao Agrupamento de Escolas n.º 1 de Elvas, na realização da festa de final de ano letivo – “Marchas Populares”;
– de apoio logístico para a realização do III Festival Sons do Guadiana.
Atribuídos apoios à Associação Internacional HispanoLusa, Clube Escola de Ténis de Elvas, APPACDM, Associação de Assistência de Vila Boim.
Depois de terminada a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Elvas apresentou as obras realizadas nesta freguesia, tendo ainda deixado alguns dos projetos a realizar neste mandato autárquico.
Assim, na Terrugem, Rondão Almeida apresentou a estratégia de habitação, que inclui o projeto de loteamento do Monte de Santo António, no qual vão ser implementados 81 lotes de habitação, dos quais 26 de construção livre, 12 lotes no âmbito do 1º Direito, 42 lotes de construção evolutiva, que permitem começar com um T1 e construir até T3, assim como um lote para quinta.
Para além deste, o presidente da Câmara referiu ainda que vai ser requalificado o Páteo Alentejano, que se encontra a necessitar de obras; assim como o Parque de Autocaravanas e Festas, tendo sido apresentado o projeto para esta empreitada.
Uma das questões que tem sido colocada pelos residentes é a Casa Mortuária, cuja lotação não responde às necessidades, tendo assim o presidente da Câmara adiantando que vai ser ampliada a Casa Mortuária, com a implementação de uma câmara ardente.
No final os presentes, que lotaram o Pavilhão Multiusos, puderam esclarecer algumas questões no que diz respeito aos projetos para a freguesia.