A Câmara Municipal de Elvas aprovou, por unanimidade, a proposta de projeto de Regulamento Municipal de Cedência de Transportes, pela qual se irá reger, a partir da sua entrada em vigor, a cedencia das viaturas municipais. O documento segue agora para aprovação na Assembleia Municipal.

A proposta de protocolo entre a Câmara Municipal de Elvas e o Instituto Politécnico de Portalegre, no âmbito da criação de uma licenciatura em Desporto, que poderá vir a ser ministrada também na cidade de Elvas foi aprovada.

Os eleitos aprovaram a realização de mais uma edição do Orçamento Participativo, com as candidaturas a terem início a 15 de abril, com um orçamento previsto de 25 mil euros para projetos da população.

O Festival da Juventude e Académico de Elvas vai realizar-se de 16 a 18 de maio, tendo sido aprovados os preços dos bilhetes e da pulseira. Assim, a entrada no primeiro dia será gratuita, enquanto que para o segundo dia o bilhete tem um custo de 8 euros e no último dia de 10 euros, a pulseira irá custar 14 euros.

Aprovada a realização do Festival Elvas Dança, que irá decorrer de 1 a 16 de maio, reunindo oito grupos de dança do nosso concelho e um conjunto de atividades em diversos locais da cidade.

O programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril foi aprovado, contemplando um conjunto de iniciativas que vão desde a música, a educação, cultura, desporto e muito mais, para todas as faixas etárias, em parceria com instituições do concelho.

Os eleitos aprovaram o apoio à realização do Mega Picnic, que irá ter lugar no Jardim das Laranjeiras a 1 de maio.

O executivo ratificou a proposta de realização do espetáculo dos Monda, Rui Veloso, Vitorino e Grupo Cantares de Portel, a 27 de abril, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Aprovada a proposta de coorganização e atribuição de subsídio pelos custos inerentes da realização do 28º Torneio da Malha do concelho de Elvas, à Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa.

A Câmara Municipal aprovou o destaque de parcela em prédio propriedade do Município dentro do perímetro urbano de Elvas, no âmbito de uma candidatura ao PRR.

Aprovada a proposta de apoio logístico para a realização da 4ª Edição do Festival Sons do Guadiana, assim como a ratificação da declaração de apoio à circulação de espetáculo – Grupo Jazz Manouchka e da declaração de interesse para a realização do espetáculo “Flor da Liberdade”.

A delegação de competência de financiamento das despesas de aquisição de equipamentos utilizados para a realização das atividades educativas nas Direções dos Agrupamentos foi aprovada.
Aprovado o programa CLDS 5G.

Aprovadas quatro propostas de apoios económicos.

Os eleitos aprovaram as cedências seguintes:
– Do auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas ao Agrupamento de Escolas Nº 1 de Elvas,
– do Centro de Negócios Transfronteiriço ao ISEKAIS para a realização do Festival do Petisco,
– do Cineteatro à Escola de Dança Os Dançarilhos, para a realização da sua festa final de ano letivo,
– do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço à Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário de Elvas, para a realização do projeto VALORIZA-TE – Prémio Infância 2023,
– do Forte da Graça para o Encontro Anual de Generais e Oficiais Superiores do Exército,
– do Forte da Graça e do Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas para o V Convívio de Militares do Antigo RI8,
– dos balneários do Estádio Municipal de Atletismo para a realização do 3° IALBAX CROSS COUNTRY,
– de transporte para “O Elvas” CAD.

Atribuídos apoios à ABAT, ao CRP Boa-Fé, à Pautas e Melodias, à Fábrica da Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Assunção e ao Isekais.

Antes dos pontos dos eleitos foi tomado conhecimento da aprovação da candidatura de reabilitação de 8 fogos no Bairro Padre Manuel Antunes, em Barbacena, num investimento de cerca de 600 mil euros.

Aprovados ainda os projetos de execução de arquitetura e especialidades para o loteamento de São Vicente e Ventosa e do projeto de execução para recuperação da cobertura da sede da Sociedade Recreativa 1° de Dezembro, a “Azevia”.

A vereadora Tânia Rico não esteve presente nesta reunião do executivo.