Mais de duas centenas de pessoas participaram nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, organizadas pela Câmara Municipal de Elvas ao longo da manhã desta terça-feira, dia 8.

O programa comemorativo teve início na Praça da República, com a Caminhada da Mulher, que percorreu um percurso urbano e contou com visita ao Museu de Arte Contemporânea de Elvas e Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires. Na partida, às mulheres que se encontravam no local foi feita a oferta de rosas para assinalar a data. Ao longo da manhã foram distribuídas flores no centro histórico.

Mais tarde, já no Cine-Teatro Municipal realizou-se a Palestra da Mulher, que contou com a participação de cinco mulheres, de diversas áreas, e que abordaram temáticas relacionadas com o papel da mulher no dia a dia, desde a saúde, à alimentação, à beleza e ao desporto.

Intervieram nesta sessão, o vereador Hermenegildo Rodrigues, que deu as boas-vindas a todos e salientou a importância “de continuarmos a comemorar o papel da mulher na nossa sociedade”. Também a vereadora Paula Calado sublinhou a importância de assinalar esta data, uma vez que ainda existem motivos para o fazer, dadas as desigualdades que ainda persistem nos dias de hoje e lembrando as mulheres vítimas de violência doméstica e mortas às mãos dos seus companheiros.

Nesta palestra a Dra. Isabel Barahona, médica de Medicina Interna no Hospital de Santa Luzia, abordou a questão da saúde na mulher, enquanto a Dra. Júlia Marques, nutricionista, falou sobre a importância da alimentação. Vicência Restolho, esteticista, deixou algumas considerações sobre a beleza da mulher e a importância da mesma na autoestima.

Ana Acuña, atleta de alta competição de canoagem, com 12 medalhas em Campeonatos do Mundo das quais sete de Ouro em diversas disciplinas (Surfski Mar, K1, K2 e K4) e 11 títulos de Campeonato Nacional em Portugal em diversas disciplinas (Surfsky Mar, K1, K2 e K4) na categoria Master, e Inês Henriques, atleta de alta competição de atletismo (marcha), campeã e recordista mundial da marcha de 50 km, explicaram o papel da mulher no desporto, que há poucas décadas conquistou o direito de competir em circunstâncias de igualdade com os homens.