Sáb. Abr. 21 | horas: 09:00 - 06:00PM
Ação de formação "Estou em creche... e agora?"
Sáb. Abr. 21 | horas: 10:00 - 12:00PM
Passeio Literário no âmbito do Dia Mundial do Livro
Sáb. Abr. 21 | horas: 17:00 - 01:00PM
Sáb. Abr. 21 | horas: 21:30 - 11:00PM
Dom. Abr. 22 | horas: 10:00 - 06:00PM
"A sedução de uma vírgula bem colocada - The pull of a well placed comma"
Dom. Abr. 22 | horas: 17:00 - 01:00PM
Dom. Abr. 22 | horas: 19:00 - 09:00PM
Concerto Pós Páscoa na Sé de Elvas
Dom. Abr. 22 | horas: 21:30 - 11:00PM
Seg. Abr. 23 | horas: 17:00 - 01:00PM
Seg. Abr. 23 | horas: 21:30 - 11:00PM
Cinema em abril

Colaboração logística transfronteiriça acordada em Elvas

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o presidente da Junta da Estremadura espanhola, Guillermo Vara, e o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, assinaram, na manhã desta segunda-feira, dia 9, um Memorando de Entendimento em Matéria de Logística Transfronteiriça, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Elvas.

A iniciativa foi antecedida por uma reunião, onde estiveram presentes a ministra do Mar, o presidente da Junta da Extremadura, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, os presidentes dos Conselhos de Administração dos Portos de Sines e Algarve, Setúbal e Lisboa, a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e a Transitex, que antes já tinham estado a conhecer os locais onde vão surgir as áreas logísticas de Badajoz e Elvas.

Nos Paços do Concelho, perante dezenas de convidados, foi assinado o protocolo de Colaboração Projeto Janela Única Logística, pelo diretor-geral da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, José Simão; pela presidente do Conselho de Administração dos Portos de Setúbal, Sesimbra e de Lisboa, Lídia Sequeira; pelo presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines, José Luis Cacho; pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha; e pelo Administrador da Transitex, Fernando Lima.

Logo de seguida, foi firmado o acordo em Matéria de Logística Transfronteiriça, pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, pelo presidente do Governo Regional da Estremadura, Guillermo Vara e pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, tendo-se seguido as intervenções.

Nuno Mocinha, foi o primeiro a intervir, tendo afirmado que este tipo de projetos “entende o que é o conceito da Eurocidade, que é no contexto da complementaridade e não da concorrência”, um projeto que acaba “com as fronteiras, com trajetos georefenciados e sem que haja qualquer entrave à circulação nos dois países. Uma boa notícia para quem utiliza a ferrovia”.

Neste âmbito, uma programação estratégica logística transfronteiriça é muito importante, “tendo a senhora ministra olhado para esta questão logística como nunca ninguém o tinha feito, o que justifica o reconhecimento do município de Elvas”. Acrescentando que este deve “ser entendido como um sistema logística comum, com dois núcleos, mas a plataforma logística é a mesma”, levando assim “a que a região se desenvolva, quer a da Estremadura espanhola, quer a região Alentejo, criando condições para que esta seja sustentável e que crie riqueza para o território”, explicou Nuno Mocinha.

O presidente da Junta da Estremadura salientou a importância da cooperação entre as duas regiões, “num sistema ferroviário ibérico, beneficiando as duas regiões, de terceira geração, numa iniciativa de gestão conjunta. Esta é uma extraordinária notícia, a de que estamos capazes de trabalhar em parceria, para fazer as coisas melhor, abrindo-se assim um leque de possibilidades com a abertura logística portuguesa”. Acrescentando que é “um acordo histórico, que é colocar à frente os interesses comuns das duas regiões, beneficiando todos deste acordo”.

A terminar as intervenções, a ministra do Mar salientou ser “assinalável ter a consciência que juntos chegaremos mais longe de forma mais sólida. Este é mais um passo, um grande passo, para a cooperação e que vai criar mais empregos e mais riqueza”, um projeto a pensar no “bem das empresas portuguesas e espanholas, para que os nossos países cresçam e se possam destacar”.

Ana Paula Vitorino referiu ainda que este protocolo permite “estender o que já é hoje uma grande simplificação dos portos portugueses”, que querem “desmaterializar todos os procedimentos, sendo tudo informatizado, o que faz com que a economia seja mais barata e isto é um grande avanço.

A evolução que se verificou nos últimos anos “muda a forma como nos relacionamos, as fronteiras já não servem para limitar as pessoas, mas para dar novos impulsos a estas relações, em especial nas relações comerciais e que, neste caso concreto, vem dar um novo impulso à economia destas regiões fronteiriças”, concluiu a governante.